Zero Gravity

Tipo: álbum
Data de lançamento: 16/jun/2022
Formato: digital
Número de faixas: 15
Duração total: 1:02:38


1
Arrival
1:38
2
Zero Gravity
4:00
3
Lost in the Digital World
6:49
4
Connection
1:04
5
Cyberlove
6:39
6
Anthem for the Year 5000
3:47
7
Spaceship Ride
5:38
8
Extraterrestrial Industrial Complex
1:16
9
Uranus Skies
7:13
10
Oganesson 118
6:46
11
2:57
12
The Great Zero-G Race
4:31
13
Back in Time
1:08
14
The Future is Today
4:33
15
80mph [The Brand New Strings remix]
4:31

Um álbum inspirado em temas como ficção científica, ficção espacial, tecnologia, astronomia etc..

A proposta deste álbum é ser eletrônico e futurista. Pronto para a viagem? Então, aperte os cintos e… 3… 2… 1… DECOLAR!!!
Este é um disco inspirado em temas como ficção científica, ficção espacial, tecnologia, astronomia etc.. Não o considero um álbum conceitual, mesmo tendo suas faixas conectadas – apesar de que, de alguma forma, pode-se dizer que essas faixas representam certas cenas de algum universo paralelo. Em “Arrival” e "Zero Gravity”, pode-se imaginar a chegada em algum planeta onde a gravidade não existe; em “Lost in the Digital World”, o viajante encontra-se perdido nesse mesmo planeta, enquanto em “Connection” e “Cyberlove” ele encontra uma mulher híbrida de humana e máquina em quem pode confiar. “Anthem for the Year 5000” pode representar uma festa no futuro, enquanto “Spaceship Ride” foi inspirada na cena de um passeio de nave espacial em alta velocidade. “Extraterrestrial Industrial Complex” é uma faixa experimental que imagina como seria um parque industrial em outro mundo, cheio de ruídos. “Uranus Skies” foi inspirada no que seria uma visão do céu do planeta Urano, da mesma forma como se vê o céu da Terra. “Oganesson 118” é um elemento bem recente da tabela periódica (“118” é seu número atômico) e esta é possivelmente a faixa mais eletrônica do disco, com muito uso de arpejador, step sequencer e drum machine. “⅀” é um experimento com loops somado a vários outros sons sobrepostos, imaginando como seria o centro movimentado de uma grande cidade em outro planeta – a música foi equalizada de forma a parecer que alguém ali ouviria um rádio portátil. “The Great Zero-G Race” representa uma corrida de naves espaciais. “Back in Time” e “The Future is Today” são as faixas mais orgânicas do álbum e tratam-se de uma mensagem musical: podemos construir o futuro hoje mesmo. “80mph” é uma música de 2018 que foi remixada e atualizada para este álbum – uma maneira explosiva de concluir o mesmo, com uma faixa rápida e pesada, mas, ao mesmo tempo, melódica e harmônica; a música original era um tributo aos anos 80, e esta versão é a mesma coisa, de forma mais contundente. Agora, toque no botão Play…



FICHA TÉCNICA

Instrumentos usados:
- Behringer Model D (sintetizador analógico)
- Casio MZ-X500 (arranger workstation)
- Casio WK-6600 (arranjador)
- Casio XW-P1 (sintetizador digital)
- Korg KingKORG (sintetizador virtual analog - faixa 15)
- Spring Control 49 (controlador MIDI)
- Yamaha MX61 (sintetizador digital)
- Yamaha PSR-E453 (arranjador - faixa 15)

Software usado:
- Audacity (gravador digital multipista e editor de áudio)
- MuseScore (editor de partitutras)
- Rosegarden (sequenciador MIDI)

Gravado e produzido no próprio home studio entre os dias 30 de março e 19 de abril de 2022

Faixa 15 originalmente gravada, produzida e lançada no YouTube em agosto de 2018; remixada e atualizada para este álbum

Loop de bateria na faixa 7: Sterixx
Loop de bateria na faixa 14: DJ 4 Real
Ambos os loops obtidos do site Looperman

Composto, executado, gravado, produzido, mixado e masterizado por Eliseu Carvalho

Arte gráfica: Eliseu Carvalho
Foto: arquivo pessoal
Foto de fundo obtida do Pixabay, atribuição CC0



Faixas 1 a 14: © 2022 Eliseu Carvalho
Faixa 15: © 2018/2022 Eliseu Carvalho

© 2022 Eliseu Carvalho. Todos os direitos reservados.