Roland SC-880

Tipo: módulo sintetizador digital
Fabricante: Roland
Modelo: SC-880
Ano de fabricação: 1998
Ano de entrada no set:
- 2006 (1º exemplar; saída em 2009)
- 2019 (2º exemplar; saída em 2020)
- 2021 (3º exemplar; saída em 2021)
Avaliação: 10/10 ★★★★★★★★★★



Esse é um módulo sintetizador que sempre deveria estar no meu home studio. Ele possui uma vastíssima gama de timbres nas mais diferentes categorias, e ainda permite a conexão de até dois controladores MIDI - uma raridade entre os equipamentos desse tipo. Esse módulo tem o poder de transformar qualquer teclado comum em um super sintetizador - conecte-o a ele e pronto.
Esse é meu terceiro SC-880. O primeiro consegui em 2006, e durou até 2009. Consegui-o sem custos porque o mesmo era do meu ex-professor de piano na época e ele resolveu me dar o aparelho, pois não o usava mais - e, naquele tempo, eu precisava muito ampliar minha biblioteca de timbres, mas não tinha como pensar em novos teclados, por dificuldades financeiras. O SC-880 foi uma solução muito bem vinda - aliás, lamento muito ter me desfeito daquele exemplar, mas foi uma época bem difícil, eu precisava me desfazer de algumas coisas para equilibrar as contas, e o módulo acabou indo embora.
O segundo consegui em 2019 e o mesmo durou pouco, somente até o início de 2020. Os principais motivos eram o mau estado de conservação e seu display, que estava muito apagado. Ainda assim, consegui usá-lo no meu single "Highway to Love" (rolar a página para baixo até encontrá-lo na lista).
Em 2021, encontrei essa nova unidade do SC-880 no Mercado Livre - e, ao contrário da anterior, essa estava em perfeito estado de conservação. Claro que, como se tratava de equipamento usado, foi levado à autorizada para uma completa revisão - houve a troca da bateria interna da memória, coisa bem comum em instrumentos antigos. Assim que o mesmo ficar todo pronto, ele foi incorporado ao meu home studio.
Esse módulo é mágico... O que você pensar sobre timbres, tem nele. Por isso minha insistência em contar com um no meu set, mesmo em tempos de plug-ins, VSTi etc.. É um equipamento único, inimitável, que só quem usou sabe do poder que possui. Minha nota só podia ser 10...
Eu no home studio improvisado no meu quarto em 2006 - repare no Roland SC-880 à esquerda
Eu durante ensaio de banda em janeiro de 2007 - Roland SC-880 ao fundo

Essas duas fotos mostram o quão tenho apreço por esse módulo - desde tempos antigos eu já o vinha usando. Estou sem um SC-880 no momento, mas, me conhecendo bem, sei que vou desencavar outro por aí...

OBS.: Infelizmente a placa-mãe desse módulo estragou em 2021 e, sendo assim, o mesmo ficou na autorizada para retirada de peças. Ainda procuro outro.