Casio XW-P1

Tipo: sintetizador digital
Fabricante: Casio
Modelo: XW-P1
Ano de fabricação: 2012
Ano de entrada no set: 2014 - Saída: 2017
Avaliação:
8/10 ★★★★★★★★☆☆



Sabe quando a gente bate o olho em determinado instrumento e luta bravamente até conseguir adquiri-lo? Foi o caso aí, com meu primeiro Casio XW-P1.
Quando vi uma foto dele na Internet pela primeira vez, foi paixão à primeira vista. Um sintetizador poderoso, cheio de recursos, por um valor muito mais baixo que outros sintetizadores similares, e que dava inúmeras possibilidades de uso, inclusive como simulador de órgão Hammond. A questão era que, a cada vez que eu via um desses à venda, precisava esperar estar apto a comprá-lo, e quando eu estava apto, ele já tinha sido vendido. O ciclo se repetiu várias vezes, até que finalmente consegui encomendar um - e a luta valeu a pena.
Esse é um instrumento muito popular entre tecladistas, tanto pela alta qualidade dos seus timbres quanto por todas as possibilidades que ele oferece e pelo seu baixo custo. Usei-o principalmente no modo Solo Synth, criando timbres pesados para solos. Lembro que os dois primeiros vídeo que gravei para o YouTube, em 2014, tinham solos feito nele, o primeiro com seu timbre padrão (XW Solo Synth 1), o segundo com um som de onda quadrada (Square Wave). Os vídeos não existem mais, mas ainda tenho guardados esses frames recortados:

Abaixo, um vídeo de 2017, no qual executo um arranjo de uma composição de Paul Mauriat - o XW-P1 foi um instrumento proeminente:


Não sei bem o que me levou a vender o XW-P1 no final de 2017. Só sei que me arrependi do feito e que não demorou muito até eu conseguir um novo - no caso, meu atual Casio XW-P1 Chrome Orange.
Não me entendi muito bem com o step sequencer dele, e as teclas eram um pouco mais leves do que estou acostumado, por isso dei nota 8 - a mesma dada para o Chrome Orange.