Casio CT-X5000
Tipo: arranjador
Fabricante: Casio
Modelo: CT-X5000
Ano de fabricação: 2018
Ano de entrada no set: 2022
Avaliação: 10/10 ★★★★★★★★★★
Quando se trata de comprar um instrumento musical, em geral é preciso ter um bom planejamento quanto a isso. Porém, às vezes precisamos correr atrás e, no que tange ao CT-X5000, a situação foi exatamente essa. Explico.
Recentemente, uma das minhas bandas começou a ensaiar num estúdio cuja maior sala fica no primeiro andar, e não há elevador, apenas uma escada bastante íngreme. O repertório dessa banda em questão exige muitos timbres e configurações - o que significa que não posso ensaiar com apenas um instrumento (no caso, o Yamaha MX61, que sempre costumo usar nos ensaios). Antes disso, a mesma banda ensaiava em outro local, no térreo. Aí precisei fazer uma adaptação.
Antes dessa banda passar a ensaiar no atual estúdio, o set que eu usava nos ensaios era MX61, Casio MZ-X500 e Casio WK-6600. Ocorre que o WK-6600 é bem largo e tem 76 teclas; quando a banda mudou seu local de ensaio para o atual, era terrível subir escada acima com esse instrumento. Como eu precisava de timbres similares num instrumento menor e mais leve, e por eu ter visto outra musicista usando um Casio CT-X3000 e gostado bastante dos timbres, o CT-X5000 me caiu como uma luva: leve, compacto e por um preço justo. Então, essa foi minha escolha para substituir o WK-6600 nos ensaios.
O que tenho a dizer quanto aos timbres? Simplesmente maravilhosos! Pianos acústicos e elétricos excelentes, tem um timbre de Fender Rhodes muito fiel, cordas e vozes fantásticas, e ainda é sintetizador - é possível editar os timbres e salvá-los como novos na memória. Não entrarei na parte do acompanhamento automático porque não uso mesmo, mas esses timbres são incríveis!
Fora a questão dos timbres, o CT-X5000 é incrivelmente fácil de usar - consegui dominar bem a programação dele sem ter encostado um dedo no manual. O que, para tecladistas que não tem o menor saco para ler manuais, assim como eu, é uma baita mão na roda - liga e sai usando. Pronto. A qualidade de som dos falantes internos é um show à parte: som potente e cristalino ao mesmo tempo. Apesar de que isso não faz diferença no meu caso, que trabalho em palcos e estúdios, então os deixo desligados por padrão (há um ajuste para tal nas configurações).
Resumindo: escolhi o CT-X5000 meio que na pressa, precisando rápido de um substituto para os ensaios da banda, mas minha escolha foi uma das mais felizes possíveis. Vejo-o sendo parte do meu set de palco muito em breve...
Recentemente, uma das minhas bandas começou a ensaiar num estúdio cuja maior sala fica no primeiro andar, e não há elevador, apenas uma escada bastante íngreme. O repertório dessa banda em questão exige muitos timbres e configurações - o que significa que não posso ensaiar com apenas um instrumento (no caso, o Yamaha MX61, que sempre costumo usar nos ensaios). Antes disso, a mesma banda ensaiava em outro local, no térreo. Aí precisei fazer uma adaptação.
Antes dessa banda passar a ensaiar no atual estúdio, o set que eu usava nos ensaios era MX61, Casio MZ-X500 e Casio WK-6600. Ocorre que o WK-6600 é bem largo e tem 76 teclas; quando a banda mudou seu local de ensaio para o atual, era terrível subir escada acima com esse instrumento. Como eu precisava de timbres similares num instrumento menor e mais leve, e por eu ter visto outra musicista usando um Casio CT-X3000 e gostado bastante dos timbres, o CT-X5000 me caiu como uma luva: leve, compacto e por um preço justo. Então, essa foi minha escolha para substituir o WK-6600 nos ensaios.
O que tenho a dizer quanto aos timbres? Simplesmente maravilhosos! Pianos acústicos e elétricos excelentes, tem um timbre de Fender Rhodes muito fiel, cordas e vozes fantásticas, e ainda é sintetizador - é possível editar os timbres e salvá-los como novos na memória. Não entrarei na parte do acompanhamento automático porque não uso mesmo, mas esses timbres são incríveis!
Fora a questão dos timbres, o CT-X5000 é incrivelmente fácil de usar - consegui dominar bem a programação dele sem ter encostado um dedo no manual. O que, para tecladistas que não tem o menor saco para ler manuais, assim como eu, é uma baita mão na roda - liga e sai usando. Pronto. A qualidade de som dos falantes internos é um show à parte: som potente e cristalino ao mesmo tempo. Apesar de que isso não faz diferença no meu caso, que trabalho em palcos e estúdios, então os deixo desligados por padrão (há um ajuste para tal nas configurações).
Resumindo: escolhi o CT-X5000 meio que na pressa, precisando rápido de um substituto para os ensaios da banda, mas minha escolha foi uma das mais felizes possíveis. Vejo-o sendo parte do meu set de palco muito em breve...